sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

creme de legumes

as minhas sopas são feitas sem batata. na realidade já faço as minhas sopas sem batata há muitos anos e desde que para os miúdos já não interferia na sua alimentação, passamos todos a comer o mesmo tipo de sopa.
vulgarmente as minhas sopas têm uma base de courgete, nabos, cenoura e xuxus, quando algum destes ingredientes me faltam, compenso com maior quantidade dos outros. ultimamente tenho usado também batata doce, aproveitando as suas propriedades nutricionais. vou variando nos verdes e umas vezes a boiar na sopa, outras feitos em puré.
para facilitar o convívio à mesa entre todos, maioritariamente as minhas sopas são passadas, as crianças (mesmo as mais crescidas) agradecem e comem com mais facilidade e assim evitam-se dramas na hora das refeições. desde que adquiri a Bimby, tornou-se muito mais fácil ter sempre sopa em casa, muitas vezes saio de casa para treinar e deixo uma sopa a confecionar, chego a casa e tenho uma sopinha pronta a consumir sem que eu muitas vezes caia na tentação de comer este mundo e o outro em porcarias.
geralmente vou uma vez por semana ao mercado e abasteço-me para a semana de legumes e frutas. gosto deste ritual e de sentir confiança na frescura dos meus legumes e frutas, a brincar e a rir, já são mais de 25 anos a fazer compras no mesmo sitio.

creme de legumes

para 2 litros de água

ingredientes:
3 nabos médios
1/2 curgete
2 xuxus
2 cenouras
1 cebola
1 alho francês
1 batata doce
sal qb
azeite qb
2l de água

preparação:
descascar e lavar muito bem os legumes, partir em cubos e verter para uma panela, juntar os restantes ingredientes, com excepção do azeite, levar ao lume e deixar cozer até os legumes apresentarem uma textura macia. retirar do lume e triturar com a varinha mágica, por fim juntar o azeite em cru e sempre no final da cozedura.
se usar a bimby, vai usar menos quantidade de água, mas pode juntar no fim passando para uma panela maior, o tempo de cozedura que eu utilizo são 30 minutos na velocidade 2 temp 100º, como aqui a temperatura nunca ultrapassa os 100ª C eu junto o azeite no inicio da cozedura.
se pretender uma crema mais ou menos espesso é só alterar a quantidade de água, fica ao gosto de cada um.
nesta sopa experimentei juntar já no prato uma porção de curcuma ou açafrão-das-indias, ficou dívinal.
créditos de imagem|EU

Sem comentários:

Enviar um comentário

teorias a considerar