sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

como comecei a correr - parte I

como começar a correr, ou a minha experiência. quando alguém demonstra interesse em começar a correr, ou simplesmente por brincadeira solta um "eu devia fazer como tu e começar a correr", eu respondo prontamente "então anda" logo de seguida ouço "ah! mas eu não corro o mesmo que tu corres!" pois não!! quem quer começar a correr não vai correr o mesmo que eu corro actualmente, vai certamente correr o que eu corria quando comecei e um dia vai estar a correr o que eu corro hoje e a correr ao meu lado.
também me perguntam como é que comecei a correr e porquê. como é que te deu, com esta idade, para começar a correr? e ou se já corria ou fazia algum desporto antes. é claro que tudo se torna mais fácil se já se praticava desporto com alguma regularidade e por qualquer motivo se resolveu mudar ou para uma modalidade mais ao ar livre, ou sem tanto compromisso de horário ou até mesmo sem o encargo de uma mensalidade no ginásio, é só mesmo o retomar do ritmo dos treinos e tudo se vai agilizando e tornando mais fácil. no meu caso, a minha prática desportiva não passou das aulas de educação fisica em tempo escolar, ou de duas tentativas de idas regulares ao ginásio. comecei a correr porque senti necessidade de me mexer mais do que a minha rotina diária.
e agora, como comecei.
comecei por sair de casa para caminhar, o que já me bastou para perceber que me cansava com relativa facilidade e algo tinha mesmo de mudar. insisti nas caminhadas até fazer 4 ou 5 km sem sentir que o fazia por obrigação, depois foi a curiosidade de perceber se conseguia correr, nos primeiros seis passos que dei em modo corrida fiquei para morrer, o coração a querer saltar fora, os pulmões a gritar por mais espaço e as pernas coitadas, mediante as queixas da minha caixa superior, já nem sei o que sentiram na altura. sei hoje que a roupa que levava vestida na altura era excessiva, até mesmo só para experimentar, e depois de adequar este pormenor, resolvi por em prática o meu plano. sair de casa para caminhar era imprescindível a companhia do meu tlm carregado com música para me acompanhar, quando me apanhei em terreno confortável experimentei iniciar a corrida com a duração de uma música e curtinha de preferência, nas próximas caminha até acalmar a minha respiração e me sentir confortável para mais uma música a correr. no meu primeiro percurso, corri 8 a 10 minutos e caminhei 40. fui ganhando confiança, pernas e caixa para me aventurar em 2 músicas seguidas a correr e gradualmente ir aumentando. todo este processo foi feito ao meu ritmo, sem pressas, sem pressões e com o objectivo principal de sempre me sentir e quando este objectivo não estivesse a ser atingido parar e reformular o processo. é certo que correr não é para todos, porque nem todos gostam de correr, mas eu descobri que até podia ser para mim, eu estava a gostar!
alarguei os meus objectivos e passei de músicas para distância, vou correr daqui até ali, e agora até aquela rotunda e se calhar aguento até mais ali à frente e fui experimentando, sempre ao meu ritmo.
comecei a correr sozinha por incompatibilidade de tempos com outras pessoas e como amigo não empata amigo fiz esta jornada comigo, sentindo um bem estar de ter saído de casa e aquela hora era só para mim, fazer algo por mim e sentir-me livre de tudo o resto, quando chegava a casa começava tudo de novo, mas já era com outro animo e com outra disposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

teorias a considerar