segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

os doces, senhores! os doces !!


quando entrei nesta viagem de comer saudável para sempre, havia um capitulo que me deixava particularmente renitente: OS DOCES! como resistir? já há algum tempo que eu havia retirado a adição de açúcar refinado em especial no meu chá, já que nos iogurtes eu tinha conseguido deixar quando estive gravida do meu segundo filho, gradualmente fui deixando até não sentir fala do ritual de duas colherinhas de açúcar e mexe, mexe, mexe! esta parte ficou resolvida e a verdade é que apesar de seu não ser muito doceira, nem fazer doces regularmente lá em casa, é sempre nestas ocasiões que mais cresce a vontade de comer ou melhor que mais se sente a falta e uma fatia de bolo em determinados momentos fazem toda a diferença, sabe sempre bem e aconchega o coração. o meu maior receio foi: como resistir? e começou a minha procura por alternativas, conjugando um conjunto de factores bastante considerável para um bolo ou uma sobremesa doce. primeiro factor a restrição à adição de açúcar refinado, segunda restrição a farinha tradicional para bolos e a terceira a manteiga. mas como raio se faz um bolo sem estes três ingredientes? comecei por procurar formas de substituir estes ingredientes por outros mais naturais e mais saudáveis. as panquecas proteicas foram o principio (receita da minha nutricionista), os pequenos almoços, que passaram a ter outro significado e importância, de certa forma foram colmatando esta necessidade. o mugcake, o bolo de aveia e maçã, as papas de aveia. é claro que em dias de festa acabo sempre por provar uma coisa outra doce e tem dias que apesar de aos olhos me parecer bem, já ao meu estômago por vezes acaba por ser um enjoo.
normalmente substituo a adição de açúcar refinado por mel, mas existem outras variantes como a geleia de agave (que sabe a rebuçados), o açúcar de coco, stevia e o açúcar mascavado, sendo o mel a forma mais natural para adoçar.

crédito de imagem | EU

Sem comentários:

Enviar um comentário

teorias a considerar