segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

papas de aveia no fogão

para quem quer experimentar as papas de aveia, mas não sabe como preparar no fogão, aqui fica a receita e modo de preparação:

ingredientes:
40g de flocos de aveia finos
1 Pera pequena
200g de água, bebida vegetal ou leite magro
1 colher de chá de mel ou outro adoçante

preparação:
descascar, descaroçar e partir a Pera em bocadinhos pequeninos e colocar num tacho pequeno, juntar os restantes ingredientes e levar ao lume. quando a água levantar fervura e sem parar de mexer, baixar para lume médio e deixar cozer durante 4 minutos, sempre sem parar de mexer para que a aveia fique mais macia. retirar do lume e verter para um prato ou tigela, decorar a gosto.
se quiserem pedem juntar sementes aos ingredientes e ir rectificando os líquidos para não engrossar demasiado.
não há nada mais fácil de preparar para os pequenos almoços destes dias de inverno.

papas de aveia com queijo quark 0% mg, nozes e framboesas



Rica em fibras, a aveia é um elemento obrigatório para quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue sob controle. O cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormônio que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a libertação de insulina.
Não é a toa que o cereal já é um forte aliado para quem sofre de Diabetes tipo 2, uma vez que suas fibras diminuem os picos de glicemia. Como a aveia prolonga o efeito de saciedade, o organismo entende que não precisa libertar mais glicose, o que ocorreria caso a pessoa ainda não se sentisse plenamente saciada, ou seja, com fome.

Apresentação do Cereal para o Consumo
  • Flocos: Trata-se do grão prensado integralmente – um processo que conserva os principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. A versão de flocos finos – quando eles são submetidos à moagem – é tradicionalmente usada na preparação de sopas, papas e tortas.
  • Farelo: Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, conta com a maior concentração de fibras Betaglucanas – são 9 gramas para cada 100 do farelo. Pode ser salpicado sobre um prato já pronto, sumos, ou ser misturado à massa de pães, bolos, biscoitos e outros.
  • Farinha: Costuma ser obtida da parte interna do grão e, assim, perde na porção de fibras para o farelo e o floco. É usada principalmente nas receitas de pães, panquecas e bolos, e devido aos seus nutrientes, torna-se uma alternativa mais saudável à farinha de trigo, apesar do alto teor de Glúten de ambos. 
 Mas, Afinal de contas, o Que a Aveia Tem?

  • Fibras: A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.
  • Vitaminas: A aveia é um concentrado de vitaminas do complexo B - Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1) -, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estragos nas células causados pelos radicais livres.
  • Minerais: Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colónias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo.
    Outros: Selênio, Ferro, Magnésio, Fórforo e Cobre.
  • Proteínas: É um dos grãos com maior valor protéico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo. Nesse ponto, deixa concorrentes como o trigo a anos luz de distância.
Os benefícios da aveia parecem não ter fim. Ela ainda é uma forte aliada na prevenção de tumores. Esse potencial vem justamente das heróicas fibras, que atuam na linha de frente na defesa do intestino. “Elas são importantes para eliminar compostos cancerígenos formados pelo nosso próprio organismo durante o processo de digestão das gorduras. Por se ligarem a essas substâncias, conseguem anular seus efeitos.”

A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo:
  • Reforça o sistema imunológico e combate infecções
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Controla a quantidade de açúcar no sangue
  • Diminui o colesterol ruim
  • Controla a pressão arterial
  • Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental
  • Ajuda acalmar e suavizar a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária.
  • Ajuda a facilitar a digestão

Sem comentários:

Enviar um comentário

teorias a considerar